terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cemitério de Vagalumes

Grave of Fireflies / Hotaru no Haka Le Tombeau des Lucioles / Tomba delle Lucciole / Tumba de las Luciérnagas / O Túmulo dos Pirilampos.



Comovente, verdadeiro, apaixonante e um dos mais belos que já vi na minha vida. O filme é um perfeito anime, que não usou de muitos recursos da tecnologia, precisou apenas da brilhante inteligencia do autor, que baseando-se em fatos reais, o criou. A versão também foi gravada com atores reais, ainda não vi. Mas se me emocionei com o anime, o filme deve ser mais comovente ainda.

A história fala da vida de um jovem chamado Seita e sua irmã mais nova, Setsuko. Em resumo, Enquanto seu pai combatia os ataques americanos, os irmãos viviam com sua mãe em uma cidade no Japão com constantes ameaças de bombardeios. No meio de um ataque aéreo, os irmãos se vêem órfãos e são obrigados a morar com uma tia que destrava-os a todo instante. Seita decide sair e ir morar em outro lugar, sendo obrigado a amadurecer rapidamente enfrentando situações difíceis e penosas. A fome era frequente e cada dia mais os garotos não tinham nada pra comer, enfrentando os resultados de uma guerra, e fazendo com que as perspectivas de vida diminuíssem cada vez mais. E Na condição de cuidador de sua irmã , Seita faz de tudo para que Setsuko encontre alegria em pequenas coisas, até mesmo em observar vagalumes a noite. Setsuko encantada com todo o brilho dos vagalumes, resolve guarda-los dentro de um pote, e observa que na manhã seguinte, todos eles estavam mortos.




Porque os vagalumes morrem tão cedo ?



Esta pergunta nos ataca como um relampago, na voz doce e inocente de uma criança como uma metáfora verdadeira da vida. E como os vagalumes, pessoas que amamos e estão conosco, por muitas vezes perdem a luz bem cedo, mas assim como Seita e Setsuko, criaram uma bela história e foram vagalumes luzentes para serem lembrados pela vida inteira.

Maravilhosos vagalumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário